Um anti-inflamatório natural ganhou bastante destaque no Brasil recentemente. Muito se tem falado sobre ele, principalmente pelos seus benefícios para a saúde. Mas, afinal, para que serve o açafrão?

Neste artigo, você vai entender o porquê desse alimento de sabor forte e cor alaranjada estar tão em alta e os reais benefícios que essa raiz pode proporcionar ao nosso organismo.

Se você tem curiosidade de saber mais sobre esse tal açafrão — ou cúrcuma, como também é conhecido —, leia este artigo até o final!

Os alimentos que se beneficiam do açafrão

O açafrão é utilizado na culinária para dar sabor a alguns alimentos, como molhos, saladas e até carnes. Ele tem sabor forte e um pouco apimentado, o que pode ser um prato cheio para quem gosta de temperos com sabor mais marcante.

Sobre o aspecto visual, a cor alaranjada proporciona uma aparência agradável ao alimento temperado com o açafrão. Assim, além de dar mais sabor aos seus pratos, ele os deixará mais bonitos, surpreendendo as pessoas que vão saborear os alimentos que você temperar.

Entretanto, apesar de ser uma boa opção para quem gosta de temperos mais puxados para o apimentado, o açafrão como é vendido nos supermercados não oferece tantos benefícios à saúde, como prometem muitas publicações que vemos frequentemente sobre ele.

O ideal é que esse alimento seja consumido em forma de suplemento, disponível em cápsulas. Assim, desde que o produto seja confiável, você poderá desfrutar de todos os benefícios que ele pode proporcionar. Continue a leitura para saber quais são eles!

As funções do açafrão como suplementação

O açafrão tem, basicamente, duas ações quando ingerido. A primeira — e mais conhecida — é a anti-inflamatória. A maioria das doenças que o nosso corpo sofre inicia-se em um processo contínuo de inflamações.

A partir desse momento, elas se desenvolvem e causam problemas que podem ser mais graves. Além disso, as dores em nervos, juntas e articulações também são ocasionadas por processos inflamatórios internos.

O açafrão conta em sua composição com uma substância chamada de curcumina. Esse elemento tem uma característica anti-inflamatória muito presente, o que auxilia o corpo no combate a esse tipo de problema que mencionamos.

A medicina atual, com toda a sua evolução, criou vários medicamentos capazes de combater processos inflamatórios mais graves. Entretanto, junto a esse benefício, efeitos colaterais ruins podem surgir no corpo, sem contar com o fato de que há medicamentos cujo uso não pode ser feito por muitos anos.

O açafrão, portanto, surge como uma alternativa para combater ou prevenir esse tipo de inflamação, graças a sua altíssima concentração de curcumina.

A outra função do açafrão é a liberação de substâncias antioxidantes. Esse elemento, ao entrar em nosso corpo, combate os radicais livres e algumas enzimas que prejudicam o perfeito funcionamento das funções do nosso organismo.

O que essas substâncias  fazem é uma limpeza nas nossas células, propiciando que o nosso corpo funcione com mais eficiência, melhorando o metabolismo e dando mais vitalidade e disposição para encararmos os desafios do dia a dia.

Os reais benefícios do açafrão

Agora que você entendeu as duas principais funções que o açafrão tem quando consumido em forma de suplemento, vamos mostrar os benefícios associados a essas funções. Você entenderá exatamente o porquê desse alimento ser tão mencionado na mídia.

1. Combate a doenças

Como mencionamos, a capacidade anti-inflamatória do suplemento de açafrão pode prevenir uma série de doenças. Entre elas, aquelas que recaem sobre órgãos importantes, como o coração, olhos, entre outros.

2. Redução de dores

Como as dores em articulações, músculos ou nervos também se iniciam em processos inflamatórios, o açafrão pode auxiliar muito na redução ou até mesmo na total eliminação desse tipo de problema que tanto prejudica a qualidade de vida das pessoas.

3. Perda ou manutenção do peso

A ação antioxidante do açafrão permite que o corpo funcione melhor, contribuindo para o aceleramento do metabolismo, condição essencial para quem deseja perder peso ou manter uma boa relação com a balança.

Um metabolismo mais acelerado também é benéfico para aqueles que praticam atividade física, tendo em vista que ele proporciona uma síntese proteica mais eficiente, colaborando nos processos de ganho de massa magra e eliminação de gorduras indesejáveis.

Além disso, essa propriedade antioxidante, em conjunto à anti-inflamatória, contribui para a saúde dos ossos do nosso corpo, dando mais condições para que ele possa absorver melhor o cálcio que consumimos ao longo do dia.

4. Melhora da capacidade cognitiva

Ainda no campo dos antioxidantes, esse elemento presente no açafrão também ajudam a manter doenças como Alzheimer e Parkinson bem longe de você. Ele também protege  o nosso sistema nervoso, melhorando os processos de raciocínio, memorização e aprendizado.

5. Produção de agentes antidepressivos

O açafrão em cápsulas tem o poder de produzir uma substância chamada de serotonina, que auxilia na elevação do bom humor de uma pessoa. Assim, você estará menos exposto a desânimos e a doenças como depressão.  E uma coisa é fato: uma pessoa mais alegre e com bom humor sempre tem qualidade de vida melhor.

6. Redução de alergias

Por fim, o açafrão também combate os agentes que provocam alergias no corpo. Seus elementos antioxidantes e anti-inflamatórios evitam que determinadas substâncias e intrusos microscópicos sobrevivam dentro do seu corpo e produzam as reações alérgicas.

Também é importante lembrar que esses benefícios só poderão ser aproveitados se você consumir o produto em forma de cápsulas, tendo em vista que, nesse formato, é possível ingerir o açafrão de forma mais concentrada. Outro ponto é que algumas pessoas podem não se adaptar ao sabor marcante e cheiro forte que ele tem.

Agora que você já sabe para que serve o açafrão, vai ser mais fácil incluí-lo em sua alimentação diária. Para tanto, faça o uso do suplemento. O açafrão vendido como tempero servirá prioritariamente para dar sabor aos seus alimentos, proporcionando poucos dos benefícios que mencionamos neste artigo.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então leia o artigo que preparamos explicando o que é melhor: o açafrão em forma de tempero ou encapsulado.

Powered by Rock Convert