Com o aumento da expectativa de vida e a busca por uma rotina de hábitos mais saudáveis, os exercícios físicos para a terceira idade estão cada vez mais presentes no cotidiano dos idosos. O objetivo é ter mais bem-estar e saúde física e mental.

Ao longo do temo, o envelhecimento natural das nossas células e do nosso corpo faz com que os mais velhos percam massa muscular, massa óssea e equilíbrio, sentindo também dores ocasionadas pela fraqueza, má postura e por algumas doenças crônicas.

Por isso a atividade física é muito importante, aliada a uma boa alimentação,. Ela retarda esses sintomas e contribui para maior qualidade de vida. Pensando nisso, preparamos este artigo com os 6 melhores exercícios para serem praticados na terceira idade e manter uma vida saudável. Confira!

1. Caminhada

Esse exercício é prático e é uma ótima opção para os mais sedentários, por ser de baixo impacto. Além disso, pode ser feito em diversos lugares, como parques e calçadas planas, que tenham poucas irregularidades. É importante também escolher um tênis adequado e confortável.

Os riscos da caminhada são baixos, desde que o idoso execute os movimentos de acordo com as suas limitações e na sua própria velocidade. Realizar a atividade na parte da manhã ou no final da tarde é uma boa opção para aproveitar temperaturas mais amenas e evitar exposição exagerada ao sol.

O exercício deve ser praticado pelo menos três vezes na semana, com tempo mínimo de duração de trinta minutos. Os seus benefícios são inúmeros, entre eles: melhora no condicionamento cardiovascular, combate ao colesterol alto, redução do estresse, aumento da disposição física e e do fluxo sanguíneo.

2. Dança

A dança é uma atividade que traz resultados muito positivos. Ela pode ser praticada em grupo, dupla ou individualmente e vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente quando falamos em exercícios físicos para a terceira idade. A prática permite a socialização dos idosos e reforça o sentimento de pertencimento a um grupo.

Outra vantagem é a possibilidade de ajustes à realidade motora e limites do corpo de cada pessoa. O ritmo pode ser mais calmo ou mais animado, o que abre espaço para que todos possam participar. Os movimentos melhoram a memória, diminuem a pressão alta, divertem e estimulam a produção de dopamina e serotonina – os hormônios da felicidade –  minimizando a necessidade de uso de medicamentos.

3. Pilates

O pilates é um dos exercícios físicos mais procurados pela terceira idade. A atividade fortalece os músculos e os ossos, aumenta a flexibilidade por meio da maior amplitude dos movimentos, melhora o equilíbrio, diminui as dores e trabalha as articulações do corpo.

Além disso, a prática corrige a má postura, preservando a coluna — uma das partes que mais sofrem com o tempo. A coordenação motora e a memória também são beneficiadas, já que é possível decorar a sequência de cada treino.

Com a melhoria na flexibilidade e na postura, o idoso consegue otimizar sua mobilidade. Praticar esse, como outros exercícios físicos, também deixa o cérebro alerta. O pilates assegura o bom funcionamento das funções cognitivas, melhorando a atenção, prevenindo a demência e desacelerando o avanço de doenças como o Alzheimer.

4. Bicicleta

Andar de bicicleta é um excelente exercício, pois ativa o sistema metabólico e ainda preserva o impacto nas articulações. O movimento de pedalar é capaz de reforçar a musculatura inferior — como o quadril e as pernas — principais responsáveis pela sustentação do corpo.

Entretanto, é muito importante que essa atividade seja bem supervisionada e realizada com cuidado.  Acidentes podem causar sérios problemas — principalmente na estrutura óssea do idoso.

Uma boa opção é praticar o exercício na grama ou em um piso que amorteça possíveis quedas. Além disso, é fundamental que todos os equipamentos de segurança sejam usados, como capacete, joelheiras e cotoveleiras.

O ato de andar de bicicleta reforça a sensação de liberdade e independência aos idosos. Aliados a maior capacidade de equilíbrio, esses resultados tendem a aumentar a satisfação e o bem-estar.

5. Hidroginástica

Também muito procurada pela terceira idade, a hidroginástica permite que os movimentos sejam feitos sem causar riscos para as articulações — que tendem a perder força com o tempo.

A atividade também proporciona mais condicionamento físico, fortalece a musculatura, melhora o sistema respiratório e cardiovascular, ajuda a prevenir lesões, alivia dores, além de alongar e fortalecer as articulações.

Outra vantagem é que a hidroginástica desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora. Por isso, atividades simples, como varrer a casa, tornam-se mais seguras. A prática também promove o relaxamento, combatendo a insônia — um problema comum em idosos.

Um sono melhor e mais profundo regenera e dá mais energia para o nosso dia a dia. Com mais disposição, os mais velhos vivem melhor e ficam mais ativos e tornam-se mais independentes.

6. Natação

Nadar queima calorias, fortalece os músculos, melhora a frequência cardíaca e a função respiratória, protege as articulações e ajuda a tratar doenças como a artrite. Por ser feita na água, assim como a hidroginástica, é uma atividade segura e de baixo risco — quando bem orientada por um profissional.

Quem pratica natação também adquire mais segurança para realizar as atividades do dia a dia, além de ter uma autoestima mais elevada. A atividade fortalece a musculatura — principalmente a do abdômen —, fazendo com que a pessoa se sinta mais forte e confiante.

Além disso, o exercício também reduz a perda de massa óssea, e a vasodilatação que a água provoca melhora a respiração e garante mais saúde para o idoso.

Os exercícios físicos para a terceira idade podem ser praticados de duas a cinco vezes na semana, dependendo da intensidade, sempre respeitando as necessidades e as limitações de cada um. Por isso, é fundamental contar com a liberação de um médico e com o acompanhamento de um profissional capacitado.

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